Como mudar para o Reino Unido?

Outro dia me mandaram uma pergunta no face, questionando como eu estava conseguindo mudar para a Escócia. Bem, no meu caso é mais simples, pois tenho cidadania europeia o que praticamente abre as portas da Europa para mim. Mas comecei a pensar sobre qual seria o caminho para as pessoas que desejam mudar para o Reino Unido e não contam com a facilidade que um passaporte europeu proporciona.

No site do governo do Reino Unido, existe um formulário que permite uma consulta fácil em relação ao tipo de visto necessário. Veja aqui. Grande parte dos imigrantes precisará de algum tipo de visto para morar e trabalhar no Reino Unido por certo período. Ao saber o tipo de visto que deve ser requisitado, entre nesta página para fazer a solicitação. O ideal é fazer isso vários meses antes da época em que planeja viajar.

Arrume um emprego no Reino Unido: será possível requisitar um visto caso uma empresa de lá queira contratá-lo. O período de permissão dependerá do emprego oferecido:

  • Vistos do Nível 2 (Tier 2) são emitidos para trabalhadores de áreas de grande demanda, veja aqui. Tais vistos permitem, na maioria dos casos, três anos de residência, que podem ser estendidos para seis.
  • Vistos do Nível 5 (Tier 5) são permissões para trabalhos temporários (de seis meses a dois anos). Quando a pessoa não atende aos requisitos do visto do Nível 2, ela deve procurar trabalho em uma organização de caridade, como atleta, trabalhador religioso ou artista (cantor, comediante, ator, etc.).
  • Vistos do Nível 1 (Tier 1) são emitidos apenas para indivíduos que desejam abrir negócios, fazer investimentos multimilionários ou para líderes reconhecidos em suas áreas de atuação. Valem geralmente cinco anos, podendo ser estendidos para dez.

Matricule-se como estudante em uma instituição do Reino Unido: neste caso, é obrigatório falar inglês e ter dinheiro suficiente para se sustentar. Você poderá ficar até alguns meses a mais após a conclusão do curso, com trabalho permitido apenas em empregos relacionados a ele. Mas uma vez lá nada impede que você procure emprego e, caso uma empresa queira contratá-lo, basta solicitar um dos vistos acima.

Candidate-se a outros tipos de vistos: existem algumas outras maneiras de entrar e permanecer no Reino Unido por um período maior do que o de visitação turística, que é bem curto. Certas circunstâncias especiais são exigidas, entre elas, as mais comuns são:

  • Família: disponível para quem vai morar junto a um cônjuge, noivo, parceiro de dois ou mais anos, ou filho. O visto também é expedido para indivíduos que precisam ser cuidados por um familiar residente no Reino Unido.
  • Visto de descendente no Reino Unido (cinco anos, trabalho permitido): é obrigatório ser um cidadão da comunidade com avô ou avó nascido no Reino Unido.
  • Visto Nível 5 (Tier 5 – Youth Mobility Scheme) (dois anos, trabalho permitido): para cidadãos de certos países, entre 18 e 30 anos. O “Youth Mobility Scheme” consiste em uma série de exigências que comprovam que o estrangeiro possui condições de morar no país (dinheiro para se sustentar, ser cidadão de um dos países listados, etc.).
  • Visto de turista (geralmente permite a permanência por seis meses, sem permissão de trabalho): deve ser o último recurso; caso tenha dinheiro para sustentar-se durante a espera, é permitido chegar utilizando um visto de turista e tentar ser contratado para um trabalho, para então poder se candidatar a uma permissão de trabalho.

Você tem alguma dúvida, alguma coisa que gostaria de saber? Manda pra mim através dos comentários ou pelas redes sociais. Dentro do possível tentarei responder.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s