Insurance Number, Security Number… e agora?

Engana-se quem acha que mudar para outro país é fácil. De repente, quando menos se espera faltam seis meses e a lista de coisas para fazer não para de aumentar. É, nada é moleza nessa vida.

Logo que tomei a decisão de ir para a Escócia conversei com uma conhecida que mora na Inglaterra e ela me deu a seguinte informação:

“OI Tatiana, na Escócia deve ser como aqui, lá chegando, vc deve obter seu national security number e depois se registrar como autônoma na HMRC. Tem tudim explicadinho no site da HMRC, nem posso te dizer como é porque desde que fiz em 2000 mudou tudo. Não se esqueça de se registrar no home office antes de tudo, sem esse registro vc não consegue o national number.”

200_interrogacao13

Como é? HMRC? Home Office? National Number? Security Number? Socorro!

Bem, vamos lá. HMRC é como a Receita Federal deles. Tudo relacionado a imposto no Reino Unido é com eles. É com eles que obtém-se o Insurance Number que é o número de Previdência Social deles. Se você arrumar um emprego ou já for com um emprego o seu empregador vai cuidar disso para você. Mas se for autônomo como eu, tem que ligar para o Jobcentre Plus e marcar uma entrevista para se registrar para o número. Nessa entrevista eles vão querer confirmar que você é você e saber porque você está mudando para lá. É preciso levar seu passaporte, certidão de nascimento e comprovante de endereço.

Bem, o registro no Home Office não é obrigatório para cidadãos com passaporte da países da União Europeia (pelo menos por enquanto, maldito Brexit), mas o que a página do Home Office na internet diz é que entrar com o pedido de Certificado de Cidadão com Direito a Residir no UK pode facilitar a solicitação de benefícios e serviços. Para isso, basta preencher um formulário existente no site e enviar com a taxa de 65 libras para o endereço indicado, junto com os comprovantes solicitados e esperar a resposta. Mas, se você é cidadão europeu pode viver lá sem esse registro sem problemas (pelo menos por enquanto).

Outra coisa que é importante, me disseram, é se registrar no seu consulado o mais rápido possível. Não é obrigatório, mas é aconselhável e, segundo o site da “prefeitura” de Edimburgo, ajuda a acelerar o processo burocrático.

imagescaz3se22

Por fim, vamos falar sobre médico. O Serviço médico da Escócia difere um pouco do restante do Reino Unido. Eles têm um sistema médico deles e eles tem um CHI number. Ao se estabelecer na Escócia, você deve procurar o médico mais próximo da sua residência e então ligar ou comparecer pessoalmente para saber se ele pode te aceitar como paciente. Se sim, a recepcionista vai te dar um formulário para preencher para o NHS medical card. Este cartão contém seu nome, endereço e o CHI number, número que identifica cada pessoa registrada no serviço médico. Ele é usado pelos médicos para acessar seu histórico. Para isso, na primeira consulta é preciso levar o passaporte ou a carteira de identidade e comprovante de endereço, pois o seu médico está diretamente ligado à região em que você mora.

Resolvi fazer esse post porque estas foram informações que custei a encontrar e espero que possam ajudar outras pessoas. Os links indicados explicam ainda melhor, com mais detalhes. Quando eu chegar lá vou contando sobre cada uma dessas etapas passo a passo, à medida que for fazendo cada uma delas.

Anúncios

Um comentário em “Insurance Number, Security Number… e agora?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s