Onde estudar inglês em Edimburgo?

Talvez a primeira pergunta que você esteja se fazendo ao ler o título desse post seja: mas por que estudar inglês na Escócia? Bem, porque não? Os escoceses têm um dos sotaques mais bonitos da Grã-Bretanha, se não o mais bonito. Vai ser bem mais barato do que estudar em Londres e ainda vai ter bem menos brasileiros do que na capital da Inglaterra, o que para quem pretende mergulhar em uma outra língua e cultura é sempre muito bom.

Desde que decidi ir para a Escócia eu decidi que em algum momento, provavelmente, faria um curso, além do de Gaélico. Quero aprimorar meu inglês falado e escrito e além disso, levando em conta que meu trabalho é feito sozinha e em casa, um curso pode ser uma excelente oportunidade para interagir, falar e conhecer outras pessoas. Mas diferente da maioria das pessoas eu resolvi deixar para escolher o curso quando chegar lá. Prefiro chegar, ir às escolas e ver aquela com que me identifico melhor. Até porque, por já ir trabalhando, preciso ver como vão ficar meus horários, minha questão financeira, ou seja, o curso não é a prioridade número um.

Mas isso não me impediu de começar minhas pesquisas e encontrei algumas escolas e cursos bem interessantes, que resolvi listar abaixo.

  1. http://www.ecsscotland.co.uk/
  2. http://www.kaplaninternational.com/br/reino-unido/edimburgo/escola-ingles-edimburgo A Kaplan é uma das escolas mais tradicionais quando o assunto é intercâmbio. Conheço gente que estudou nela e gostou muito. Mas torno a dizer, onde estudar, qual a melhor escola é sempre uma questão muito pessoal.
  3. http://www.basilpaterson.co.uk/
  4. http://www.tlieurope.com/ – Entre as citadas nos itens 2 a 5 parece ser a única não credenciada pelo British Council. Por outro lado, parece ser a única que oferece cursos à noite.
  5. http://www.edinburghschoolofenglish.com/ É considerada uma das melhores escolas de Edimburgo.
  6. https://www.joininedinburgh.org/?q=&at=5&ns=on São cursos de inglês voltados para quem não tem inglês como língua nativa, oferecidos pelo Edinburgh Council. Tem gratuitos e outros pagos com preços baixos (tipo 1 libra por semana). Além da língua eles ensinam também sobre as leis e os costumes. No site do Edinburgh Council é possível encontrar outros cursos como artesanato, dança, escrita criativa, etc…

Além desses sites, existem alguns outros onde você pode encontrar informações sobre diversas escolas e universidades:

  1. http://www.languagecourse.net/pt/escolas-edimburgo – não é uma escola, mas sim um site de reservas com informações sobre várias escolas
  2. http://www.englishukscotland.com/ – idem
  3. http://www.mbastudies.com.br/universidades/Reino-Unido/Esc%C3%B3cia/ – site informativo de várias escolas e universidades

Ao chegar lá e ir às escolas e me decidir, venho contar mais sobre o assunto.

4 comentários em “Onde estudar inglês em Edimburgo?

  1. oi TATI,
    Ótimo blog, sou professora, tenho 50 anos e estou avaliando a possibilidade de um curso de inglês. Seria uma experiência nova e amedrontadora, rsrs. Já fiz muitas pesquisas e milhões de agências de intercâmbio tem me ligado. Entretanto hoje comecei a avaliar a possibilidade de ir para Escócia em vez da Irlanda. Nesse teu post de estudo de Inglês, muito bem feito, você fala da descoberta de escolas por ai. Você teria alguma outra informação sobre o tempo dessas escolas, exigências etc.
    Eu não tenho passaporte europeu e teria que ter um visto para estudo, para umas 18 semanas. Com este visto existe possibilidade de algum trabalho informal, para ajudar no desenvolvimento da língua, coisas mesmo básicas como cuidar de crianças, garçonete etc. Você trabalha em casa, qual seu trabalho?
    Se puder tirar essas dúvidas,agradeço obrigada Elis Crokidakis

    Curtir

    1. Oi Elis,

      primeiro de tudo, obrigada pelo elogio ao blog! Olha, eu super indico a Escócia em relação à Irlanda, principalmente se você estiver pensando em Dublin por causa do número de brasileiros, aqui na Escócia temos bem menos brasileiros do que na Irlanda e a chance de você ter um colega brasileiro na sua turma com certeza vai ser bem menor. Quanto ao visto isso depende visto de estudante geralmente é para cursos mais longos como o visto aqui no UK de turismo varia de 3 a 6 meses, para um curso de 18 semanas você não necessariamente precisaria de um visto de estudante. Isso a própria agência de intercâmbio ou escola saberia te orientar melhor. Agora assim, visto de turismo não permite trabalhar já o de estudante permite trabalhar meio horário durante o período das aulas e horário integral nas férias.

      Quanto a exigências, as escolas que eu frequentei, apenas tive que fazer teste para ver meu nível, pagar inscrição e começar a frequentar. Mas em nenhum dos casos foi intercâmbio, procurei as escolas por conta própria. O que você quer dizer com tempo da escola? Tempo de aula? Ou tempo de curso? A maioria das escolas têm aula começando todas as segundas e o tempo do curso vai depender do seu nível e do tempo que você estiver disposta a ficar/pagar.

      Eu trabalho com tradução. Se quiser, me envie um e-mail no vivendoemedimburgo@gmail.com que podemos continuar conversando e posso tentar te ajudar mais se tiver mais dúvidas. Espero que você opte pela Escócia e se apaixone por este país encantador.

      Curtir

    1. Oi Aldo! Obrigada pelo comentário. Então, que eu saiba não faz diferença não. Por outro lado, como europeu você pode entrar e ficar aqui por mais tempo do que um brasileiro por exemplo. Sendo assim, o brasileiro precisa do visto de estudante para poder fazer um curso mais longo, abrir conta no banco, essas coisas e para isso ele precisa já sair do Brasil tendo sido aceito no curso. O Europeu não, o que te dá uma chance de encontrar cursos bem mais baratos já estando aqui (inclusive existem algumas escolas com cursos gratuitos que são muito boas). Existe vantagem em termos de valor, essas coisas, para a Universidade. A anuidade do europeu é beeeeeem mais barata do que a de um estudante vindo de outra parte do mundo.
      Espero ter ajudado, mas qualquer coisa, pode perguntar mais que, no que eu puder ajudar…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s