Como funciona o transporte em Edimburgo?

20170315_141023

Mais de uma pessoa já me perguntou como funciona o transporte aqui na Escócia. Vou me concentrar em Edimburgo, que é onde estou, mas dá para ir para diversos países da Europa, para Londres, para as Highlands, para Glasgow e outras cidades aqui perto de trem facilmente. Edimburgo tem duas estações de trem, umas delas bem central, em plena Princess Street e pegar o trem é bem simples.

Mas em Edimburgo especificamente dá para se fazer muita coisa a pé. Por exemplo, de Stockbridge, onde estou, com uns 20 minutos de caminhada chego ao centro. No meu caso, costumo pegar o ônibus para ir, já que o caminho de ida é subida e voltar andando.

Mas, para quem prefere o ônibus, vamos lá. A única empresa responsável pelo sistema de ônibus na cidade e seus arredores é a Lothian Buses. Atenção para o fato de que os motoristas não têm acesso a dinheiro, assim, se for pagar em dinheiro, é preciso ter o valor certinho para colocar dentro de uma caixinha vermelha localizada perto do motorista. O valor da passagem em abril de 2017 é 1,60 libras.

20170315_170817

Existe também uma linha especial chamada Airlink que liga o Aeroporto ao centro da cidade. Ao sair do Aeroporto, seguindo as placas em direção aos pontos de ônibus, você logo vai ver a placa indicando o Airlink e também uma espécie de bilheteria onde você pode comprar o ticket para ele. O valor dele é diferente.

Quanto aos ônibus normais, você pode comprar o ticket dentro do próprio ônibus, desde que tenha o dinheiro trocado. Você vai colocar o dinheiro dentro da caixinha vermelha e o motorista vai te entregar o ticket. Você pode comprar o ticket no próprio site, nesse caso, ao pegar o ônibus você mostra o ticket na tela do seu celular para o motorista.  Ou você pode fazer o ridacard, um cartão que pode ser carregado para uma semana, um mês ou um ano e deve ser feito nas lojas do Lothian Buses. Eu fiz o meu no centro, na 27, Hanover St, e não leva mais do que 15 minutos para ficar pronto. O cartão, para um adulto custa 18 libras para 1 semana, 54 libras para 1 mês e 630 libras para 1 ano.

Quanto aos tickets, existem diversos tipos, o single que custa 1,60 libras; o day ticket que permite viagens ilimitadas durante o dia e custa 4 libras; o night ticket que permite viagens ilimitadas entre 00h00 e 04h30 e custa 3 libras; o day e nigh ticket pode ser usado entre as 18:00 de um dia até as 04:30 do dia seguinte e custa 3,50 libras; e o family day ticket para 2 adultos e até 3 crianças  e custa 8,50 libras.

Ridacard-220x150

Tanto o cartão quanto os tickets valem tanto para o ônibus quanto para o tram também.

Pegando o ônibus

Os pontos de ônibus são bem sinalizados pela cidade e sempre indicam To city (para o centro) ou From city (vindo do centro), para você saber se está na direção correta. A placa indica também quais linhas param naquele ponto. Na parada costuma ter um mapa indicando o percurso e os horários de cada linha. E os pontos mais movimentados costumam ter uma placa eletrônica mostrando quanto tempo falta para o ônibus chegar. Atenção para o fato de que as pessoas formam fila para esperar e entrar no ônibus. Não tente furar a fila. Quando o ônibus vem se aproximando as pessoas saem do ponto e se aproximam também para indicar ao motorista que estão esperando por aquele ônibus. É tudo bem organizado e simples.

Anúncios

Um comentário em “Como funciona o transporte em Edimburgo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s