Como funciona o transporte em Edimburgo?

20170315_141023

Mais de uma pessoa já me perguntou como funciona o transporte aqui na Escócia. Vou me concentrar em Edimburgo, que é onde estou, mas dá para ir para diversos países da Europa, para Londres, para as Highlands, para Glasgow e outras cidades aqui perto de trem facilmente. Edimburgo tem duas estações de trem, umas delas bem central, em plena Princess Street e pegar o trem é bem simples.

Mas em Edimburgo especificamente dá para se fazer muita coisa a pé. Por exemplo, de Stockbridge, onde estou, com uns 20 minutos de caminhada chego ao centro. No meu caso, costumo pegar o ônibus para ir, já que o caminho de ida é subida e voltar andando.

Mas, para quem prefere o ônibus, vamos lá. A única empresa responsável pelo sistema de ônibus na cidade e seus arredores é a Lothian Buses. Atenção para o fato de que os motoristas não têm acesso a dinheiro, assim, se for pagar em dinheiro, é preciso ter o valor certinho para colocar dentro de uma caixinha vermelha localizada perto do motorista. O valor da passagem em abril de 2017 é 1,60 libras.

20170315_170817

Existe também uma linha especial chamada Airlink que liga o Aeroporto ao centro da cidade. Ao sair do Aeroporto, seguindo as placas em direção aos pontos de ônibus, você logo vai ver a placa indicando o Airlink e também uma espécie de bilheteria onde você pode comprar o ticket para ele. O valor dele é diferente.

Quanto aos ônibus normais, você pode comprar o ticket dentro do próprio ônibus, desde que tenha o dinheiro trocado. Você vai colocar o dinheiro dentro da caixinha vermelha e o motorista vai te entregar o ticket. Você pode comprar o ticket no próprio site, nesse caso, ao pegar o ônibus você mostra o ticket na tela do seu celular para o motorista.  Ou você pode fazer o ridacard, um cartão que pode ser carregado para uma semana, um mês ou um ano e deve ser feito nas lojas do Lothian Buses. Eu fiz o meu no centro, na 27, Hanover St, e não leva mais do que 15 minutos para ficar pronto. O cartão, para um adulto custa 18 libras para 1 semana, 54 libras para 1 mês e 630 libras para 1 ano.

Quanto aos tickets, existem diversos tipos, o single que custa 1,60 libras; o day ticket que permite viagens ilimitadas durante o dia e custa 4 libras; o night ticket que permite viagens ilimitadas entre 00h00 e 04h30 e custa 3 libras; o day e nigh ticket pode ser usado entre as 18:00 de um dia até as 04:30 do dia seguinte e custa 3,50 libras; e o family day ticket para 2 adultos e até 3 crianças  e custa 8,50 libras.

Ridacard-220x150

Tanto o cartão quanto os tickets valem tanto para o ônibus quanto para o tram também.

Pegando o ônibus

Os pontos de ônibus são bem sinalizados pela cidade e sempre indicam To city (para o centro) ou From city (vindo do centro), para você saber se está na direção correta. A placa indica também quais linhas param naquele ponto. Na parada costuma ter um mapa indicando o percurso e os horários de cada linha. E os pontos mais movimentados costumam ter uma placa eletrônica mostrando quanto tempo falta para o ônibus chegar. Atenção para o fato de que as pessoas formam fila para esperar e entrar no ônibus. Não tente furar a fila. Quando o ônibus vem se aproximando as pessoas saem do ponto e se aproximam também para indicar ao motorista que estão esperando por aquele ônibus. É tudo bem organizado e simples.

Anúncios
Sobre tatySou alguém que ama. Alguém que não sabe viver sem esse sentimento e, talvez por isso, muitas vezes a vida se torne tão sofrida. Não falo de um amor apenas carnal, mas de amor pela vida, pelas coisas, pela natureza, pelo desconhecido. Em tudo o que faço tem um pouco de amor; se não fosse assim não conseguiria fazê-lo. Amo minha profissão e não me vejo em outra. Amo minha família, meus sobrinhos lindos. Amo meu avô que se foi há tanto tempo, mas que até hoje dói. Amo as muitas Tatianas que há em mim. Sou muitas, assim como Clarice e, talvez por isso, me identifico tanto com ela. Amo o Chico e seu jeito de cantar as dores e alegrias das mulheres. Amo U2 e toda beleza e dor que existem por trás das palavras cantadas por Bono. Amo a sensação de saber que sou capaz de amar e de me sentir amada. Amo andar de mãos dadas por aí, sem precisar dizer uma palavra, o jeito, o calor das palmas unidas, dos dedos entrelaçados já falam por si. Amo meus amigos. Minha vida não seria a mesma sem cada um deles, perto ou longe... nos momentos de alegria ou de tristeza. Amo escrever. Ver as palavras ganhando vida no papel, expressando, muitas vezes, aquilo que não consigo expressar em palavras. Amo o jeito como ele me olha. Amo olhá-lo. Amo ouvir música e me deixar invadir pela melodia. Simplesmente amo a vida. Amo o passado e as pessoas que fizeram parte dele. Amo o presente e o que faz parte dele e amo o futuro e todas as perspectivas que ele me traz. Amo... e sei que no dia que esse sentimento me deixar, a vida também não estará mais presente em mim! Quer saber mais, ou entrar em contato? Mande um e-mail para vivendoemedimburgo@gmail.com ou me procure no twitter @vivendoemedimburgo

Um comentário sobre “Como funciona o transporte em Edimburgo?

  1. Pingback: Cuidando da parte burocrática – Sassenach

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s