Você está preparado para mudar de país?

Quando vim para Edimburgo pela primeira vez eu me apaixonei pelo país em questão de segundos. Foi uma espécie de amor à primeira vista. A cidade era linda, com um clima maravilhoso (não necessariamente meteorológico) e eu não poderia querer estar em outro lugar.

20181022_165028[1]

O primeiro dia depois de minha mãe ter ido embora foi muito, muito difícil, mas a rotina e a novidade da cidade acabaram por tornar a saudade algo fácil de lidar e acredito que se não fosse por alguns problemas de saúde e particulares eu teria continuado direto aqui até hoje.

Depois de quase um ano e meio de Brasil, com a cabeça mais aqui do que realmente em terras brasileiras, chegou a hora de voltar para Edimburgo, Eu tinha a impressão e todos me diziam o quanto eu estava mais preparada para essa volta. O quanto tinha aprendido com possíveis erros e estava voltando mais forte. Mas nem tudo é como parece.

Eu não estava preparada para a saudade monstro que estou sentindo dos meus pais dessa vez, saudade essa que me faz chorar dia e noite (às vezes com algumas pausas durante as horas de caminhada na rua em busca de um novo flat, mas não necessariamente).

A verdade é que não adianta estar super preparada em termos financeiros, ter lido blogs e mais blogs sobre o local para onde quer ir… Na hora H o que determina mesmo como vai ser são os nossos sentimentos. Somos seres que sentem e nosso humor pode nos colocar tanto no céu quanto no inferno.

20181023_144537[1]

A volta não está sendo nem de longe o que imaginei. Estou tentando tirar forças não sei de onde para aguentar e todo dia me digo que será por apenas mais aquele dia. Mas quer saber? Independente de que lado seu ganhe no final (ou meu), o importante é que você tentou, ganhou experiência, se permitiu sair da mesmice e tentar algo novo. Quantos têm coragem para isso? Não se cobre demais. Por mais que você tenha se preparado, a vida é imprevisível e nunca podemos nos preparar para todos os obstáculos que surgem durante o caminho.

Mas se resolver continuar insistindo, siga em frente, um dia por vez. Sempre dizem que depois da tempestade surge o arco-íris para nos lembrar que não há tempo ruim que dure para sempre!