Você está preparado para mudar de país?

Quando vim para Edimburgo pela primeira vez eu me apaixonei pelo país em questão de segundos. Foi uma espécie de amor à primeira vista. A cidade era linda, com um clima maravilhoso (não necessariamente meteorológico) e eu não poderia querer estar em outro lugar.

20181022_165028[1]

O primeiro dia depois de minha mãe ter ido embora foi muito, muito difícil, mas a rotina e a novidade da cidade acabaram por tornar a saudade algo fácil de lidar e acredito que se não fosse por alguns problemas de saúde e particulares eu teria continuado direto aqui até hoje.

Depois de quase um ano e meio de Brasil, com a cabeça mais aqui do que realmente em terras brasileiras, chegou a hora de voltar para Edimburgo, Eu tinha a impressão e todos me diziam o quanto eu estava mais preparada para essa volta. O quanto tinha aprendido com possíveis erros e estava voltando mais forte. Mas nem tudo é como parece.

Eu não estava preparada para a saudade monstro que estou sentindo dos meus pais dessa vez, saudade essa que me faz chorar dia e noite (às vezes com algumas pausas durante as horas de caminhada na rua em busca de um novo flat, mas não necessariamente).

A verdade é que não adianta estar super preparada em termos financeiros, ter lido blogs e mais blogs sobre o local para onde quer ir… Na hora H o que determina mesmo como vai ser são os nossos sentimentos. Somos seres que sentem e nosso humor pode nos colocar tanto no céu quanto no inferno.

20181023_144537[1]

A volta não está sendo nem de longe o que imaginei. Estou tentando tirar forças não sei de onde para aguentar e todo dia me digo que será por apenas mais aquele dia. Mas quer saber? Independente de que lado seu ganhe no final (ou meu), o importante é que você tentou, ganhou experiência, se permitiu sair da mesmice e tentar algo novo. Quantos têm coragem para isso? Não se cobre demais. Por mais que você tenha se preparado, a vida é imprevisível e nunca podemos nos preparar para todos os obstáculos que surgem durante o caminho.

Mas se resolver continuar insistindo, siga em frente, um dia por vez. Sempre dizem que depois da tempestade surge o arco-íris para nos lembrar que não há tempo ruim que dure para sempre!

3 comentários em “Você está preparado para mudar de país?

  1. Você deve se orgulhar pois, sair da zona de conforto é algo muito mais difícil do que se imagina. Então, meus parabéns. Conhecerei Edimburgo em Maio deste ano e estou ansioso. Uma pena que não tenha (ainda) condições para me mudar para europa, ainda mais sem o passaporte europeu. Estou pensando seriamente em tirá-lo.
    Com toda certeza a saudade bate fundo. A família é a estrutura mais importante que temos na vida. Porém, é importante salientar que você deve sim correr atrás dos seus sonhos. Tenho certeza que eles entenderão. Faça desse momento uma grande experiência, uma grande batalha na qual você deve enfrentar de braços abertos e com toda a paixão. Se jogue, se liberte. Faça da saudade uma força interna, lembrando de todo o amor e ensinamentos que aprendeu em casa. Faça da saudade um motivador, um combustível para tocar a sua vida e lutar pelos seus sonhos. Seu maior mérito? Ter tentado, ter investido, ter experimentado. Tudo isso servirá pra você, para o seu futuro, seus filhos, seus netos, etc.
    Amor da família está sempre presente, haja o que houver.
    Boa sorte e VIVA!

    Curtir

    1. Nossa, muito obrigada pela sua mensagem! Alguns dias são mais fáceis do que outros, mas é isso, ainda bem que temos as lembranças e a internet que deixa quem está longe bem mais perto da gente. Se você tem a chance de tirar o passaporte europeu, tire sim, ele facilita bastante a vida, mesmo em passeio, evitando por exemplo a burocracia da fila da imigração nos aeroportos. E, além disso, na situação que o Brasil vem vivendo, é sempre bom ter uma carta na manga, quando se tem essa oportunidade.

      Que bom que você vai conhecer Edimburgo em maio. Tenho certeza que vai se encantar por essa cidade. Não tem como ser diferente. É uma cidade apaixonante e com um povo muito acolhedor. O blog acabou de criar um Planner para ajudar a quem está planejando a vinda este ano, ele é todo dividido mês a mês com informações sobre feriados, eventos esportivos e culturais, além de algumas informações básicas para ajudar no planejamento do turista. Por exemplo, dia 6 de maio é feriado por aqui. Se tiver interesse, você pode dar uma olhada, neste link aqui: https://vivendoemedimburgo.net/planner-escocia-2019/

      Abraços,
      Tati

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s