St. Andrew’s Day

Flag of Scotland

Dia 30 de novembro é comemorado o dia de St. Andrew ou Santo André, em português. St. Andrew é padroeiro da Escócia e, por isso mesmo, é Bank Holiday por aqui (ou seja, feriado opcional para funcionários e empregadores).

Diz a lenda que no século IX, o rei Angus da Escócia estava em guerra contra a Inglaterra, e St. Andrew apareceu para ele em um sonho dizendo que os escoceses venceriam a guerra. No dia da batalha um X branco apareceu no céu, representando o símbolo de St. Andrew (crucificado em uma cruz em formato de X). O rei Angus prometeu que se a Escócia vencesse a guerra, St. Andrew seria o padroeiro do país. Os escoceses venceram, e em 1320, St. Andrew foi declarado oficialmente o patrono da Escócia. A bandeira do país, um grande X branco em um fundo azul também é uma homenagem ao padroeiro.

Os escoceses comemoram o dia de seu padroeiro de várias formas. Este é um dia para se usar kilt ou algum adereço com o tartan. Além disso, várias festas ceilidh acontecem em toda a semana que antecede o dia de St. Andrew. E por fim, é dia de saborear whisky (como se fosse preciso um dia especial para isso) e comidas típicas como o Cullen Skink (sopa de peixe com batata) e, claro, o Haggis Neeps and Tatties (haggis com purês de batata e de nabo).

Para os católicos, diversas missas são celebradas ao longo do dia em homenagem ao padroeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s