St. Andrew’s Day

Flag of Scotland

Dia 30 de novembro é comemorado o dia de St. Andrew ou Santo André, em português. St. Andrew é padroeiro da Escócia e, por isso mesmo, é Bank Holiday por aqui (ou seja, feriado opcional para funcionários e empregadores).

Diz a lenda que no século IX, o rei Angus da Escócia estava em guerra contra a Inglaterra, e St. Andrew apareceu para ele em um sonho dizendo que os escoceses venceriam a guerra. No dia da batalha um X branco apareceu no céu, representando o símbolo de St. Andrew (crucificado em uma cruz em formato de X). O rei Angus prometeu que se a Escócia vencesse a guerra, St. Andrew seria o padroeiro do país. Os escoceses venceram, e em 1320, St. Andrew foi declarado oficialmente o patrono da Escócia. A bandeira do país, um grande X branco em um fundo azul também é uma homenagem ao padroeiro.

Os escoceses comemoram o dia de seu padroeiro de várias formas. Este é um dia para se usar kilt ou algum adereço com o tartan. Além disso, várias festas ceilidh acontecem em toda a semana que antecede o dia de St. Andrew. E por fim, é dia de saborear whisky (como se fosse preciso um dia especial para isso) e comidas típicas como o Cullen Skink (sopa de peixe com batata) e, claro, o Haggis Neeps and Tatties (haggis com purês de batata e de nabo).

Para os católicos, diversas missas são celebradas ao longo do dia em homenagem ao padroeiro.