Um guia para o Hogmanay em Edimburgo

hogmanay-fireworks_1920x1080

O Hogmanay é a principal festa da Escócia e considerado, por muitos, o melhor Ano Novo do mundo. Antigamente a festa durava 5 dias, mas em 2008 passou a ter 4 dias e hoje a festa conta com apenas 3 dias de duração. Mas nada que diminua a empolgação das pessoas e a grandiosidade da festa.

Mas por que o Hogmanay é a principal celebração da Escócia? Bem, conta a história que “em 1647 sobre as ordens de Oliver Cromwell o Parlamento baniu as celebrações de Natal. E mesmo com a liberação, anos mais tarde, a comemoração do Natal não era vista com bons olhos na Escócia. Por isso o Natal se manteve como um dia qualquer até o ano de 1958. E o Hogmanay, se tornou mais importante, sendo  a celebração de réveillon mais longa do mundo. Na Escócia até o dia 2 de janeiro é feriado nacional. Os Escoceses consideram o Hogmanay uma oportunidade de reunir amigos e desconhecidos e, ,juntos dar as boas-vindas ao ano novo”.

IR142314_1_1600x566

Apesar de ser uma festa já internacionalizada, afinal, turistas do mundo todo desembarcam na Escócia para a virada do ano, como tudo no país, o Hogmanay está cercado de tradições. Por exemplo, o evento tem muito fogo. As tradições Vikings e pagãs fazem parte da comemoração do ano novo em Edimburgo, os antigos acreditavam que o fogo é sinal de purificação. Além disso, quando os fogos de artifício explodem no céu você vai ver vários escoceses de mãos dadas, dançando e cantando uma canção tradicional, é o Auld Lang Syne, poema de Robert Burns, principal poeta escocês. A letra fala sobre a importância dos velhos e novos amigos.

Se quiser ir aprendendo a letra da canção, basta assistir ao vídeo abaixo:

Eventos

Procissão das tochas: é o evento que abre oficialmente o Hogmanay, no dia 30 de dezembro. Homens vestidos de Vikings lideram o caminho, e quem quiser participar pode segui-los com uma tocha. Milhares de pessoas participam do trajeto. Desde o ano passado, a procissão acontece na Royal Mile, mais ou menos na altura da Catedral de St. Giles e termina no Holyrood Park, onde acontecem alguns shows e uma grande queima de fogos. Este é um daqueles eventos que todo mundo deve participar, pelo menos uma vez na vida.

Candlelit Concert: este é outro evento disputadíssimo do Hogmanay e um dos primeiros a ter os ingressos esgotados. Trata-se de uma apresentação de música clássica na Catedral de St. Giles. Geralmente o evento começa às 19h30, mas chegue cedo para garantir um bom lugar.

Screenshot_20181230-172336_Instagram[1]

Show no Princes Gardens e Festa de rua: o que não falta em Edimburgo no dia 31 de dezembro são apresentações musicais. No Princes Street Gardens acontece, das 21h à 1h da manhã shows com bandas britânicas famosas e outras nem tanto. Este ano o Franz Ferdinand é que anima a festa. Ali pode ser uma ótima pedida para se ver os fogos do castelo. Quem compra ingresso para o Concert in the Gardens, tem acesso também à Festa de rua.  Se estiver indo para a festa, vá encasacado, com luvas e touca (lembre-se que estamos em pleno inverno, por isso, esteja preparado para encarar o frio e a chuva). Escolha roupas confortáveis e fique ligado no horário, a festa de rua  começa cedo, às 21h a Princes Street já está lotada e os portões de acesso fecham às 23h. Vários palcos são montados ao longo da Princes e DJs e bandas animam a festa. Além disso, há barracas vendendo comida e bebida espalhados para todo lado.

Ceilidh: O Ceilidh é uma dança tradicional escocesa. Durante o Hogmanay existe um evento especial, que acontece no The Mound, com apresentações e instrutores para ensinar os que quiserem se aventurar em seus primeiros passos. Mas não se preocupe, caso não queira comprar o ingresso ou caso o evento não se adeque aos seus horários, durante as comemorações de final de ano o Ceilidh pode ser dançado em vários pubs da cidade.

Screenshot_20181230-172518_Instagram[1]

Se você vai estar na cidade com crianças e gostaria de um evento festivo, mas que termine cedo, por causa das crianças, o Bairns Afore pode ser perfeito para você. O evento acontece no dia 31 das 17 às 18h, no West Princes Street Gardens, com apresentações musicais que vão dos temas da Disney à Katy Perry e Ariana Grande. O evento termina com uma queima de fogos na altura do Castelo de Edimburgo.

Loony Dook: é uma tradição em que os mais corajosos encaram o congelante Mar do Norte para um mergulho na manhã do dia 1 de janeiro. Alguns vão fantasiados, outros não, mas o importante é mergulhar na água congelante. Talvez porque cure a ressaca, vai saber. Em Edimburgo, o evento acontece em South Queensferry, perto da Forth Bridge. O desfile de fantasias é muito divertido e mesmo se você não mergulhe, vale a pena ir até lá para assistir. Mas, caso queira mergulhar, é preciso comprar o ingresso com antecedência, pois eles esgotam rápido.

180101_Edinburgh_Hogmanay_Loony_Dook_Aerial_Screenshot_002_1600x566

Algumas dicas

Os ingressos para os eventos do Hogmanay começam a ser vendidos logo no início do segundo semestre. Se estiver planejando ir passar a virada do ano em Edimburgo, não perca tempo e garanta os ingressos logo que eles começarem a ser vendidos, para não correr o risco de perder algo. Acompanhe pelo site: https://www.edinburghshogmanay.com/

Junto com a época dos festivais de verão, esta é a época mais cara do ano para visitar Edimburgo. Por isso, reserve seu hotel, hostel ou Airbnb com bastante antecedência. E vá acompanhando as passagens aéreas atrás de alguma promoção.

Se não quiser participar dos eventos, mas ainda assim quiser assistir aos fogos, procure um local alto. Muitos locais vão para o Inverleith Park.

Se você for loiro ou ruivo, não visite nenhuma casa logo após a meia-noite. Os escoceses costumam dizer que a primeira pessoa a visitar sua casa na virada do ano determina a sua sorte. Digamos que a sorte vem na forma de um homem de cabelos escuros, de preferência com uma garrafa de whisky na mão. Loiros e ruivos são sinais de azar.

Por fim, aproveite muito o máximo de eventos que conseguir. Se tem uma coisa que os escoceses sabem fazer muito bem é celebrar.

PS: todas as fotos são da página oficial do Hogmanay no Instagram.