Linlithgow Palace

20181027_121124
Linlithgow Palace

Linlithgow Palace foi o local de nascimento de Mary, Queen of Scotts e está localizado na cidade de Linlithgow, entre as cidades de Stirling e Edimburgo.

História

David I (1124-1153) foi o primeiro monarca a firmar residência ali e foi quem fundou a cidade que cresceu e se desenvolveu junto com o Palácio. Em 1424 o local foi quase totalmente destruído por um grande incêndio e James I (1406-1437) começou a tarefa de reconstruí-lo. Ao longo dos séculos seguintes, seus herdeiros completaram a reconstrução, criando um impressionante palácio quadrangular, com quatro alas agrupadas ao redor um pátio central, onde uma fonte magnífica forma sua peça central.

Em 1746 o Palácio voltou a ser atingido por um incêndio, depois de uma passagem do Duque de Cumberland por lá, durante o levante Jacobita liderado pelo Príncipe Charles Edward Stuart, também conhecido como Bonnie Prince.

20181027_114811.jpg
Fonte no pátio do Palácio

Desde então, o Palácio permaneceu inabitando, restando apenas suas ruínas. Ainda assim, não deixe de visitá-lo. Preste atenção na fonte situada no pátio interno belamente ornamentada; no oratório; na exibição de alguns artefatos encontrados no palácio; nas lareiras decoradas na área da cozinha; na entrada principal original do palácio; e no  lago e no jardim que formam um ambiente atrativo para um dos palácios medievais mais impressionantes do país. Não deixe de visitar também a St. Michael’s Parish Church, que fica ao lado do Palácio e, diferente deste, está perfeitamente preservada e ainda em uso até hoje. Para os amantes de Mary, no jardim existe também uma estátua dela.

Outlander e Outlaw King

Algumas das cenas mais tensas da série Outlander foram rodadas aqui. Na série, o Palácio se tornou a Prisão de Wentworth. A entrada para o Palácio foi usada para a entrada da prisão, onde Claire vai para sondar sobre a situação de Jamie. Os corredores à direita da porta principal são aqueles onde vemos Claire correndo tentando encontrar Jamie. Entretanto, as cenas entre Jamie e Black Jack Randall não foram gravadas aqui e sim em estúdio.

20181027_121519.jpg
St. Michael’s Parish Church

Já para os amantes do filme da Netflix sobre Robert the Bruce, o pátio do Palácio foi transformado em um mercado, enquanto a Igreja foi usada para o casamento de Bruce e o jardim para sua coroação.

Preços e Como ir

Além do carro, existem duas opções de transporte público para se chegar até a cidade de Linlithgow: trem e ônibus.

De Edimburgo, pode-se pegar o trem tanto em Waverley quanto em Haymarket e o trajeto dura em média 20 minutos. De Glasgow, o trem sai da estação Glasgow Queen Street e o trajeto dura cerca de 30 minutos.

De ônibus, saindo de Edimburgo é possível pegar a linha 38 (Edimburgo-Stirling), que passa, entre outros lugares, na Haymarket Station (veja horários e todo o trajeto aqui).

20181027_115719.jpg
Lago e jardim vistos de uma das janelas do Palácio

A entrada custa 6 libras (em janeiro de 2019) e o Palácio abre das 9h30 às 17h30 de abril a 30 de setembro (última entrada às 16h45) e de outubro a 31 de março das 10h às 16h (última entrada às 15h15).

Eu fui até Linlithgow em um passeio de 1 dia com a Rabbie’s, na tour Outlander Adventure, que passou também por Culross, Doune Castle, Blackness Clastle e Midhope Clastle e custou 47 libras (estudantes têm desconto).

——————————————–

Você sabia que existe um festival de música que acontece nos jardins do Linlithgow Palace, em agosto? Os ingressos para o evento deste ano já estão à venda. Quer saber mais sobre este e outros eventos que vão acontecer na Escócia no ano de 2019? Então conheça o Planner Escócia 2019, lançado pelo Vivendo em Edimburgo para ajudar você que já está de viagem marcada para a Escócia ou está planejando sua viagem para este ano de 2019.

Anúncios