Burn’s Day

Robert_burns

Hoje, na Escócia comemora-se o Burn’s Day. Mas você sabe quem foi Robert Burns? Ele é considerado o poeta nacional da Escócia. Seus trabalhos estão entre os primeiros escritos em língua escocesa. Burns nasceu em 25 de janeiro de 1759, em Alloway e morreu em 21 de julho de 1791, em Dumfries. Seus poemas são cheios de simplicidade e espontaneidade. A obra de Burns é composta por 559 poemas e canções.

Para comemorar os escoceses em geral, assim como pubs e restaurantes fazem as Burns Suppers, reuniões com jantares para celebrar a vida do “Bardo”, como Burn é conhecido. Em uma festa mais formal, não podem faltar os gaiteiros.

O jantar é aberto como uma oração, geralmente a Buns Grace. Algo como:

“Some have meat and cannot eat,
Some can not eat that want it:
But we have meat and we can eat,
Sae let the Lord be thankit.”

20181024_203737
Haggis (nesse caso com hambúrguer e fritas)

Durante o jantar, iguarias especiais como o haggis com neeps and tatties (nabos e purê de batata). Antes do haggis, normalmente é servida uma sopa de alho-porro com frango ou uma sopa de peixe defumado ou um scotch broth (sopa típica da culinária escocesa com carne de carneiro e vegetais engrossada com cevada). De sobremesa, Clootie Dumpling (pudim de farinha de aveia com frutas secas e especiarias) ou Typsy Laird (pão de ló com frutas, creme e whisky). Tudo isso, regado a muito whisky, claro e algumas canções ou poemas escritos por Burns.

Ouça aqui um trechinho de um poema de Burns narrado pelo ator Sam Heughan:

———-

Ficou curioso sobre o Burns Night? Este e outros eventos estão no Planner Escócia 2019. Está de viagem marcada para a Escócia em 2019 ou planejando a viagem dos seus sonhos? Que tal conhecer o Planner 2019 no Vivendo em Edimburgo? Um ebook com todos os feriados e eventos culturais e esportivos de 2019, para facilitar o seu planejamento. Com o Planner você não vai ser pego de surpresa com os feriados desconhecidos e vai poder comprar ingressos com antecedência para aqueles eventos que não vai querer perder de jeito nenhum. E não é só isso. O Planner traz várias dicas para facilitar a sua estadia na Escócia.

—————

Que tal um roteiro personalizado para a sua viagem para a Escócia? Converse com a gente. Clique aqui