Craigmillar: o castelo menos conhecido de Edimburgo

20181023_114730

Nem todo mundo sabe, mas nem só do Castelo de Edimburgo, aquele sobre o rochedo vulcânico e que pode ser visto que várias partes da cidade é feita a capital da Escócia. Um pouco mais afastado, no bairro de Craigmillar, fica o Craigmillar Castle. Ainda recebendo bem menos visitas por parte dos turistas do que o outro Castelo, o Craigmillar vale sua visita tanto quanto.

O Castelo data de antes de 1400, ele foi construído inicialmente para ser uma residência fortificada para a família Prestons.  Em 1660 a residência foi comprada por Sir John Gilmour, um advogado de Edimburgo. Nos anos de 1700 os Gilmours trocaram sua casa medieval por uma mais moderna e Craigmillar Castle logo se tornou uma ruína romântica.

20181023_113635

 

Mas antes dos Gilmours, ainda enquanto Craigmillar pertencia aos Prestons, diz a história que Mary, Queen of Scots, frequentou o Castelo mais de uma vez. Sir Simon, Barão de Craigmillar era um dos mais fieis apoiadores de Mary e quando de sua volta da França, a teria recebido em Craigmillar durante algum tempo, em setembro de 1563. Teria sido ali, inclusive, que teria se tomado a decisão do casamento entre Mary e Lorde Darnley. Mary teria voltado a Craigmillar em novembro de 1566, depois do assassinato de seu secretário e confidente no Palácio de Holyroodhouse e três meses após ter dado à luz ao filho, futuro James VI da Escócia e I da Inglaterra, em um profundo estado de depressão. Diz-se que foi durante esta esta que um grupo de seus conselheiros tomou a decisão de matar Lord Darnley, o que ficou conhecido como Craigmillar Bond.

20181023_113749

Gaste seu tempo percorrendo os vários cômodos do castelo. Não deixe de visitar a The Tower House, o The Laird’s hall, o quarto onde Mary teria dormido e os jardins.

Para os amantes do cinema e da TV, o castelo recentemente serviu de locação para filmes como Outlaw King e para a série Outlander, onde serviu de locação para a prisão de Ardsmuir.

Para quem está em Edimburgo e quiser ir até Craigmillar, pode-se pegar o ônibus 30 na Princes Street. O Castelo abre diariamente das 10 às 16h (última entrada às 15h30) e a entrada custa 6 libras.

—————

Está de viagem marcada para a Escócia em 2019 ou planejando a viagem dos seus sonhos? Que tal conhecer o Planner 2019 no Vivendo em Edimburgo? Um ebook com todos os feriados e eventos culturais e esportivos de 2019, para facilitar o seu planejamento. Com o Planner você não vai ser pego de surpresa com os feriados desconhecidos e vai poder comprar ingressos com antecedência para aqueles eventos que não vai querer perder de jeito nenhum. E não é só isso. O Planner traz várias dicas para facilitar a sua estadia na Escócia.

—————

Que tal um roteiro personalizado para a sua viagem para a Escócia? Converse com a gente. Clique aqui