Agenda cultural: fevereiro 2020

A partir de hoje passaremos a publicar, toda última semana do mês, a agenda cultural do mês seguinte para Edimburgo e, dentro do possível, Glasgow. Está pela cidade ou de viagem marcada? Então vem ver o que espera por você neste mês de fevereiro.

Exposições:

  • Alive! Illustration Exhibition: de 30 de janeiro a 8 de fevereiro, na Salle Boulez, no Institut Français d’Écosse (West Parliament Square EH1 1RF). Uma exibição sobre a natureza e o estar vivo.  Entrada franca
  • Chinese oracle bones: até 29 de março de 2020 no Museu nacional da Escócia. Descubra a coleção significativa de ossos com função de oráculo, a segunda maior do mundo fora da China. A exposição é gratuita e pode ser vista diariamente das 10 às 17h.
  • Parasites: Battle for survival: até 19 de abril no Museu nacional da Escócia. A exibição explora a luta para eliminar cinco doenças tropicais e o papel da pesquisa realizada na Escócia para isso. Entrada gratuita.
  • Tyrannosaurs: até 4 de maio no Museu nacional da Escócia. Se você é apaixonado por dinossauros, não pode perder essa exposição, a mais abrangente já montada sobre os tiranossauros, trazendo as mais recentes descobertas da paleontologia. Entrada gratuita.
  • Where I Stand: de 7 a 28 de fevereiro. A Upright Gallery (3 Barclay Terrace EH10 4HP))abre o ano com uma exibição de fotografias de Michael Wildman, tiradas durante suas viagens pela América do Sul. Entrada gratuita. De segunda a sexta das 11 às 17h e sábado das 11 às 16 horas.
  • Capital Sci-Fi Con: de 14 a 16 de fevereiro na Edinburgh Corn Exchange (10 New Market Rd (EH14 1RJ), a partir das 10 da manhã. O ingresso do dia custa 12 libras. Para os 3 dias, 30 libras. Para informações e ingressos, acesse aqui.

Tour:

  • Arthur’s Secrets: 15 de fevereiro e 21 de março no Holyrood Park, das 13 às 15 horas. Junte-se a uma caminhada guiada para aprender mais sobre o passado turbulento do Arthur’s Seat, criado por fogo e gelo. O evento é gratuito, mas é preciso reservar o lugar aqui.
  • Blood and Guts: the twist and turns of Edinburgh’s medical history: 1° e 2 de fevereiro, 8 e 9 de fevereiro, 15 e 16 de fevereiro, 22, 23 e 29 de fevereiro. Junte-se ao Surgeons Hall Museums para uma caminhada pelos altos e baixos da famosa história da medicina em Edimburgo. Descubra as intrigas, rivalidades e dedicações. Você vai ouvir histórias sobre doenças, dissecações e curiosos métodos de tratamento. O passeio leva aproximadamente 70 minutos e inclui acesso gratuito ao museu das 10 às 17h no dia do passeio. O passeio custa de 9.50 a 13.50 libras e não é permitido para menores de 10 anos. É preciso reservar neste site.

Eventos no Castelo de Edimburgo:

  • Medieval Fashion: 1 e 2 de fevereiro: veja como a moda da corte no Castelo de Edimburgo mudou para homens e mulheres durante o período medieval. Às 11h15, 12h15, 14h e 15h. Preço incluído na entrada normal do castelo.
  • Crime and Punishment in Medieval Scotland: 7 a 13 de fevereiro: para não ser morto, Gilbert Savage se torna um executor. Ouça enquanto ele conta sobre a natureza dos crimes e das punições durante o período turbulento da Escócia Medieval. Às 11h15, 12h15, 14h e 15h. Preço incluído na entrada normal do castelo.
  • Music Through the Ages: 15 e 16 de fevereiro. Conheça o músico do Rei James V, enquanto ele mostra algumas das músicas e instrumentos tocados na corte do Castelo de Edimburgo.  Às 11h15 e 12h15. Preço incluído na entrada normal do castelo.
  • Rob Roy MacGregor: 17 a 20 de fevereiro. Ouça histórias de rebeliões, disputas entre clãs e autopreservação no Castelo de Edimburgo. Às 11h15, 12h15, 14h e 15h. Preço incluído na entrada normal do castelo.
  • In Memoriam – A Forgotten Story: de 25 a 28 de fevereiro. Ouça como Alice Meredith Williams deu a maior contribuição para o Scottish National War Memorial.

Ballet, musical, shows e teatro:

  • Ballet West: O lago dos cisnes: 1° de fevereiro no Howden Park Centre, em Livingston. A jovem Touring Company do Ballet West apresenta sua aclamada produção do famoso clássico O Lago dos Cisnes. Entrada 15 libras. 19h30. Ingressos e informações, aqui.
  • Ballet West: O lago dos cisnes: 16 de fevereiro no Edinburgh International Conference Centre (The Exchange 150 Morrison St EH3 8EE) A jovem Touring Company do Ballet West apresenta sua aclamada produção do famoso clássico O Lago dos Cisnes. Ingressos entre 25 e 30 libras. 14h30 e 19h30. Ingressos e informações, aqui.
  • O Rei Leão: até 18 de abril, na Edinburgh Playhouse (18-22 Greenside Place EH1 3AA) O famoso musical chega a Edimburgo para uma curta temporada. Ingressos podem ser comprados aqui.
  • The Ceilidh Club at Summerhall: 4, 11, 18 e 25 de fevereiro. Venha experimentar a dança típica escocesa toda terça-feira no The Ceilidh Club, em Summerhall. Das 20 às 23h. Entrada 7 libras. É preciso comprar os ingressos com antecedência aqui.
  • Cher and Shania Twain Tribute: 13 de fevereiro no Church Hill Theatre (Morningside RoadEH10 4DR). Apresentação às 19h30 com entrada custando 16 libras.
  • La Boheme: 26 de fevereiro, no Usher Hall (Lothian Road (EH1 2EA). Uma das óperas mais famosas e românticas do mundo retorna a Edimburgo, para única apresentação. Entrada a partir de 29.50. Apresentação às 19h30. Ingressos e informações aqui
  • Madama Butterfly: 27 de fevereiro no Usher Hall (Lothian Road (EH1 2EA). A ópera vencedora de diversos prêmios está de volta a Edimburgo para única apresentação. Entrada a partir de 29.50. Apresentação às 19h30. Ingressos e informações aqui.

Palestras:

  • Leonardo: Drawing, life and art with Martin Clayton: 11 de fevereiro no Palácio de Holyroodhouse. Martin Clayton, curador da exposição ‘Leonador da Vinci, a life in drawing’ discute o papel central que o desenho desempenhou na vida de Leonardo da Vinci.
  • Gaelic Guerrilla with Roy Pedersen and John Angus Mackay: 26 de fevereiro na Blackwells Bookshop Edinburgh (53-62 South Bridge EH1 1YS). A Blackwell recebe Roy Pedersen e John Angus Mackay para uma conversa sobre a luta para salvar e fortalecer o Gaélico. Evento das 18h30 às 20h. Entrada gratuita. Mais informações, aqui.

Festivais:

  • Edinburgh Wellbeing Festival: 1 e 2 de fevereiro em Assembly Rooms (54 George Street). O festival trás um final de semana de conversas, aulas e workshops para nos ajudar a conquistar uma vida mais saudável e feliz. O festival acontece das 9h30 às 17h e os ingressos custam de 5 a 45 libras. Para mais informações, clique aqui.
  • UK Seasonal Short Film Festival: winter 2020: 1° de fevereiro no Edinburgh Palette: St. Margarets House (151 London Road EH7 6AE) festival sasonal que exibe filmes fantásticos. Para saber mais sobre o evento e os filmes exibidos, clique aqui. A entrada é gratuita para quem quiser sentar de acordo com a disponibilidade. Se quiser marcar assento, o ingresso custa 5.98 libras.
  • Edinburgh Mountain Film Festival: 15 e 16 de fevereiro no Gordon Aikman Lecture Theatre (George Square Buccleuch Place EH8 9LH). Além dos filmes, o filme contará com 3 palestrantes para compartilhar suas jornadas incríveis. Os ingressos já estão à venda e estão vendendo rápido, depois de dois anos sem festival. Clique aqui para mais informações.

Evento esportivo:

  • Edinburgh Winter Run: 1° de fevereiro no Holyrood Park. Um programa de eventos de corrida para toda a família, das 10 às 14 horas. Mais informações, aqui.