Agenda cultural: março de 2020

Chegou a última segunda-feira do mês e com ela a agenda cultural do Vivendo em Edimburgo. Está pela cidade ou de viagem marcada? Então vem ver o que espera por você neste mês de março.

Exposições:

  • Chinese oracle bones: até 29 de março de 2020 no Museu nacional da Escócia. Descubra a coleção significativa de ossos com função de oráculo, a segunda maior do mundo fora da China. A exposição é gratuita e pode ser vista diariamente das 10 às 17h.
  • Parasites: Battle for survival: até 19 de abril no Museu nacional da Escócia. A exibição explora a luta para eliminar cinco doenças tropicais e o papel da pesquisa realizada na Escócia para isso. Entrada gratuita.
  • Tyrannosaurs: até 4 de maio no Museu nacional da Escócia. Se você é apaixonado por dinossauros, não pode perder essa exposição, a mais abrangente já montada sobre os tiranossauros, trazendo as mais recentes descobertas da paleontologia. Entrada gratuita.

Tour:

  • Blood and Guts: the twist and turns of Edinburgh’s medical history: 1°, 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de março . Junte-se ao Surgeons Hall Museums para uma caminhada pelos altos e baixos da famosa história da medicina em Edimburgo. Descubra as intrigas, rivalidades e dedicações. Você vai ouvir histórias sobre doenças, dissecações e curiosos métodos de tratamento. O passeio leva aproximadamente 70 minutos e inclui acesso gratuito ao museu das 10 às 17h no dia do passeio. O passeio custa de 9.50 a 13.50 libras e não é permitido para menores de 10 anos. É preciso reservar neste site.
  • Arthur’s Secrets: 7 de março no Holyrood Park, das 13 às 15 horas. Junte-se a uma caminhada guiada para aprender mais sobre o passado turbulento do Arthur’s Seat, criado por fogo e gelo. O evento é gratuito, mas é preciso reservar o lugar aqui.
  • Black History Walking Tour of Edinburgh: 8 e 29 de março das 13 às 15 horas. Venha conhecer a pouco conhecida, mas fascinante história das profundas conexões de Edimburgo com a África, a Ásia e o Caribe do século XVI aos dias de hoje com um foco no papel de Edimburgo no sistema de escravidão transatlântico caribenho. Ingressos 11.01 libras. Informações aqui

Eventos no Castelo de Edimburgo:

  • Trebuchets and Trickery: em março de 1314, as forças do Rei Robert, the Bruce capturaram o Castelo de Edimburgo. Conheça o comandante Thomas Randolph, e ouça como ele usou a astúcia e o conhecimento local para capturá-lo. As apresentações acontecem no dia primeiro de março às 11h15, 12h15, 14h e 15h. O evento está incluído no preço normal da entrada do castelo.
  • The Road to Bannockburn: conheça um dos homens de Robert, the Bruce que serviu sob o comando de Thomas Randolph durante a captura do Castelo de Edimburgo em 1314. O evento acontece nos dias 2, 3, 4 e 5 de março às 11h14, 12h15, 14 e 15 horas. O evento está incluído no preço normal da entrada do castelo.
  • Rebels and Redcoats: aprenda sobre o papel do Castelo de Edimburgo na guerra dos Jacobitas e conheça um dos personagens do período. De 23 a 26 de março às 11h15, 12h15, 14 e 15 horas. O preço do evento já está incluído na entrada do castelo.
  • Rob Roy MacGregor: 30 e 31 de março. Ouça histórias de rebeliões, disputas entre clãs e autopreservação no Castelo de Edimburgo. Às 11h15, 12h15, 14h e 15h. Preço incluído na entrada normal do castelo.

Ballet, musical, shows e teatro:

  • O Rei Leão: até 18 de abril, na Edinburgh Playhouse (18-22 Greenside Place EH1 3AA) O famoso musical chega a Edimburgo para uma curta temporada. Ingressos podem ser comprados aqui.
  • Mrs Puntila and Her Matti: o clássico de Bretch ganha uma nova adaptação com roteiro de Denise Mina. Apresentações até 21 de março no Royal Lyceum Theatre (Grindlay Street, EH3 9AX) Informações sobre preços e horários, aqui.
  • The Ceilidh Club at Summerhall: 3 de março. Venha experimentar a dança típica escocesa toda terça-feira no The Ceilidh Club, em Summerhall. Das 20 às 23h. Entrada 7 libras. É preciso comprar os ingressos com antecedência aqui.
  • Celebrating Women Composers: no dia 8 de março, junte-se à Scottish Chamber Choit, na Catedral de St. Giles, enquanto eles celebram as compositoras mulheres ao longo dos séculos, no Dia Internacional das Mulheres. Evento gratuito, à partir das 18h. Informações, aqui.
  • Shrek, The Musical: de 25 a 28 de março, no Kings Thetre (2 Leven Street EH3 9LQ). Apresentações às 19h30 com matinê no sábado às 14h30. Informações sobre preços e ingressos aqui.
  • What’s Love Got To Do With It?: Musical celebrando a música de Tina Turner, no Usher Hall em 28 de março às 19h30. Ingressos a partir de 28.60 libras. Informações e ingressos aqui

Festivais:

  • O Holistic Ways Festival reúne terapias alternativas, complementares e holísticas, além de palestras gratuitas, workshops, performances e vendedores de produtos relacionados a saúde e bem-estar. Este mês o evento acontece no Edinburgh Corn Exchange (10 New Market Road EH14 1RJ), no dia primeiro de março. Informações e ingressos aqui.

Eventos diversos:

  • Scotland’s Premier Pregnancy and Family Fair: a feira reúne os principais especialistas e fornecedores de produtos para grávidas e pais. Além disso, haverá palestras e workshops, além de atividades para as crianças. A feira vai acontecer no dia primeiro de março, a partir das 10 da manhã no Edinburgh Corn Exchange (10 New Market Road (EH14 1RJ), entrada 6 libras. Ingressos e mais informações aqui.
  • Whisky Tasting Night at the Counting House: no dia 2 de março, o Counting House (West Nicolson Street (Eh8 9DD) apresenta o novo Whisky Tasting, onde convida você a experimentar uma introdução histórica à arte do Whisky, na histórica House of Usher. Das 19 às 20h20. Entrada 17 libras.  Haverá degustação de 5 whiskys. Informações e reserva aqui.
  • Edinburgh Wedding Fair and Fashion Show: 7 e 8 de março. A maior feira de casamento da costa leste da Escócia retorna ao Edinburgh Corn Exchange. Das 11 às 16h30. Ingressos de 6 a 8 libras. Informações e ingressos aqui.
  • Cowgate St. Patrick’s Festival: são 4 dias de festival, de 14 a 17 de março. A festa organizada pelo Three Sisters conta com música ao vivo e muita animação. Informações e reservas, aqui.
  • Crisis Race to End Homelessness: dia 15 de março, venha correr por uma boa causa. Os atletas podem escolher o percurso de 5 ou 10 quilômetros. Inscrição 20 libras. Informações, aqui.